Ismael Gaião é poeta declamador, cordelista e contador de causos. Tem atuação efetiva na área da Literatura Popular desde 1989, tendo atualmente 45 cordéis publicados.

Conquistou o 1º lugar na 4ª RECITATA - 2009 (Concurso de poesia declamada) promovido pela Fundação Cultura da Cidade do Recife, onde tirou nota 10 (dez) no Júri Popular, obtendo também o 4º lugar no Júri Técnico, com seu poema "MENINO DE RUA".

É colunista do blog Jornal da Besta Fubana, assinando a página "Colcha de Retalhos" e colaborador Diário de Pernambuco, com artigos no caderno OPINIÃO, desde 2010.

Gravou o CD "CAUSOS E CORDÉIS", em 2010 e "CAUSOS E CORDÉIS 2" em 2015, ambos em parceria com o poeta Felipe Júnior.

É filiado à União Brasileira de Escritores - UBE, através da qual participou como declamador na Casa da UBE, no âmbito da VI Festa Literária Internacional de Pernambuco - FLIPORTO, em Olinda, Pernambuco (2010).

Em 2011, lançou o livro "UMA COLCHA Cem Retalhos", composto por cem crônicas de sua autoria e mais trinta crônicas de colegas colunistas do Jornal da Besta Fubana.

Recebeu placa de Honra ao Mérito da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo considerado "um ator cultural de extremo valor da UFRPE", em solenidade do Dia dos Pais, em 2011.

Participou como declamador no II Encontro Pernambucano de Escritores, realizado pela União Brasileira de Escritores - UBE, em Pesqueira, Pernambuco (2011).

Foi homenageado no desfile do dia 07 de setembro de 2011 da escola Centro de Referência em Ensino Médio Antônio Correia de Oliveira Andrade - Condado - PE.

Realizou os shows "ESTANDI-UP DE POESIAS MATUTAS", em parceria com o poeta Felipe Júnior e "TRIPÉ DA RIMA", com Felipe Júnior e a poetisa Susana Morais, 2010 e 2011.Seu cordel "Seu Lunga -

Tolerância Zero!", foi publicado no livro didático: "Ensino Fundamental - 6º ano - Volume 3", Língua Portuguesa (Verso, corda - cordel), da Editora Expoente - Curitiba - PR, 2012.

Foi objeto de estudo na Dissertação "INFORMAÇÃO E MEMÓRIA NA LITERATURA DE CORDEL: produção e fluxo", de Vania Ferreira da Silva, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para obtenção do título de Mestre em Ciência da Informação, em 2012.

Seu poema "No tempo da minha infância" foi incluído na Revista da Academia Piracicabana de Letras, Ano V - Nº 8 - Piracicaba - SP, novembro de 2013.

Em Condado - PE, organizou os eventos Cordel, Canto e Poesia, em agosto de 2014 e II Cordel, Canto e Poesia, em setembro de 2015, ambos com dez poetas populares.

Teve seu trabalho e história publicados no livro NA MEMÓRIA DA TRADIÇÃO Fontes de Informação em Literatura de Cordel, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Sítio denominado Serra de Santana, Assaré, 5 de março de 1909 - Assaré, 8 de julho de 2002), filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva, foi um poeta popular, compositor, cantador e improvisador brasileiro.

Aos doze anos, frequentava a escola local, em qual foi alfabetizado, por apenas quatro meses. A partir dessa época, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.

Com 16 anos de idade, comprou uma viola e começou a cantar de improviso, pois naquele tempo ele já improvisava, glosando os motes que os interessados lhe apresentavam. Nunca quis fazer profissão de sua musa, sempre tendo cantado, glosado e recitado, quando alguém lhe convidava para este fim."

Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego do olho direito por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras.

Indo constantemente à Feira do Crato onde participava do programa da Rádio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasiões foi ouvido por José Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe deu o apoio e o incentivo para a publicação de seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, de 1956. Este livro teria uma segunda edição com acréscimos em 1967, passando a se chamar Cantos do Patativa. Foi casado com Belinha, com quem teve nove filhos.Obras Inspiração Nordestina: Cantos do Patativa (1967) (1956);Patativa do Assaré: novos poemas comentados (1970);Cante Lá que Eu Canto Cá (1978);Ispinho e Fulô (2005) (1988);Balceiro. Patativa e Outros Poetas de Assaré (Org. com Geraldo Gonçalves de Alencar) (1991);Cordéis (caixa com 13 folhetos) (1993);Aqui Tem Coisa (2004) (1994);Biblioteca de Cordel: Patativa do Assaré (Org. Sylvie Debs) (2000);Digo e Não Peço Segredo (Org. Guirlanda de Castro e Danielli de Bernardi) (2001);Balceiro 2. Patativa e Outros Poetas de Assaré (Org. Geraldo Gonçalves de Alencar) (2001);Ao pé da mesa (coautoria com Geraldo Gonçalves de Alencar) (2001);Antologia Poética (Org. Gilmar de Carvalho) (2002);Cordéis e Outros Poemas (Org. Gilmar de Carvalho) (2008).

Em 1979, Patativa do Assaré se apresentou no Teatro José de Alencar sob a produção artística do amigo Raimundo Fagner. De posse de um gravador, Fagner editou o show e a CBS lançou o LP Poemas e Canções.

Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos.

Títulos, prêmios e homenagens

1979 - Homenageado pela programação cultural do encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, em Fortaleza;1982 - Recebe o diploma de "Amigo da Cultura", outorgado pela Secretaria da Cultura do Estado, pela "decidida atuação a favor do aprimoramento cultural do Ceará";1982 - Cidadão de Fortaleza, título aprovado pela Câmara Municipal;1987 - Recebe a "Medalha da Abolição", pelos "relevantes serviços prestados ao Estado";1989 - Cariri Ceará - Doutor Honoris Causa pela Universidade Regional de Cariri;1989 - Inauguração da rodovia "Patativa do Assaré", c/ 17 km, ligando Assaré a Antonina do Norte1991 - Enredo da Escola Acadêmicos do Samba, de Fortaleza;1995 - Fortaleza, Ceará - Prêmio do Ministério da Cultura na categoria Cultura Popular entregue pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso no Teatro José de Alencar;1998 - Recebe, dia 22 de maio, a "Medalha Francisco Gonçalves de Aguiar", do Governo do Estado do Ceará, outorgada pela Secretaria de Recursos Hídricos;1999 - Assaré, Ceará - Inauguração do Memorial Patativa do Assaré;1999 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará - UECE;1999 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará - UFC;1999 - Prêmio Unipaz, VII Congresso Holístico Brasileiro, Fortaleza, dia 20 de outubro;2000 - Na festa dos 91 anos, recebe o título de Cidadão do Rio Grande do Norte;2000 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Tiradentes, de Sergipe;2001 - Terceiro colocado na eleição do "Cearense do Século", promovido pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação (o vencedor foi Padre Cícero);2001 - Recebe o troféu "Sereia de Ouro", do Grupo Edson Queiroz, no Memorial Patativa do Assaré, dia 28 de setembro;2002 - Prêmio FIEC, "Artista do Turismo Cearense", Fortaleza;2003 - Prêmio UniPaz, V Congresso Holístico de Crianças e Jovens, Fortaleza;2005 - Inauguração da "Biblioteca Pública Patativa do Assaré", Piauí;2004 - Título EFESO "Cidadão Empreendedor" (Escola de Formação de Empreendedores Sociais);2004 - Troféu MST (Homenageado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra);2005 - Homenageado com Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa;2005 - Inauguração da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, Vila Nova, Piauí;2005 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte.
© 2017 AILA - Academia Internacional de Literatura e Artes - 1998 - 2017 - Todos os Direitos Reservados
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started